sábado, 13 de outubro de 2012

Fórum Ecuménico Jovem 2012



| Um texto…

“O ecumenismo exprime-se já em múltiplas formas de acção comum. Numerosos cristãos e cristãs de Igrejas diferentes vivem e trabalham juntos, como amigos, vizinhos, no trabalho e no seio das suas próprias famílias.”
(in Charta Oecumenica. Linhas mestras para o aumento da colaboração entre as Igrejas na Europa, Estrasburgo: Conselho das Conferências Episcopais da Europa e Conferência das Igrejas Europeias,  2001, nº 4)

| Um testemunho…

“O Advento e uma nova dimensão ecuménica” Bispo D. Fernando Soares da Igreja Lusitana - Comunhão Anglicana

Como bispo católico, não romano, sou dos que pensam que a unidade visível da Igreja é ainda uma parte vital do meu ministério. E por "unidade visível" entendo a confissão comum dos credos católicos, a partilha dos sacramentos do Baptismo e da Eucaristia, e o reconhecimento comum dos ministérios, num contexto de diversidade das tradições e expressões litúrgicas. Por um lado, é consensual apelidar o século XX de "século ecuménico", pois, como nunca, desde o século XVI, as Igrejas aprenderam a conviver, a cultuar a Deus em conjunto, a refletir nos vários aspetos que as dividem e até a testemunhar e a servir juntas. Mas, por outro, as posições de desacordo, particularmente as que impedem a comunhão da mesa eucarística e o reconhecimento de ministérios, mantiveram-se sem alteração, não obstante o esforço e a verdadeira preocupação teológica de aproximação evidenciados nos diversos diálogos bilaterais. Isto é, para além das inúmeras declarações de compromisso ecuménico, têm faltado a coragem e a vontade para que se deixe que o Espírito flua e se torne verdadeiro acontecimento na Igreja. Ora, a ausência de sinais concretos, visíveis, de aproximação entre as Igrejas está a levar à diminuição do interesse das gentes pelo ecumenismo e à consequente perda do impacto da experiência ecuménica acumulada ao longo de décadas.

| Um desafio…
E a ti? O que te inspira esta forte vivência de unidade? O que é que te parece possível e acessível fazeres para, também tu, construíres esta unidade?

| Uma oração…

Senhor Deus: agradecemos-Te por nos teres chamado a fazer parte da comunidade dos que confiam em Cristo e procuram obedecer à sua vontade; que o teu Espírito guie e fortaleça todos os cristãos na missão e no serviço ao mundo, não como pessoas desconhecidas e indiferentes entre si, mas como companheiros e amigos que se amparam na mesma peregrinação a caminho do teu Reino. Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Ámen.
| Para saberes +….
…sobre o XIV Fórum Ecuménico Jovem 2012 (Porto), clica aqui
…sobre o Grupo Ecuménico Jovem do Porto / Fórum Ecuménico Jovem, clica aqui
…sobre os Departamentos Juvenis que integram o GEJ Porto:


Sem comentários:

Enviar um comentário