Festejou-se com muita alegria e fé, no passado dia 15 de Abril, o Dia Diocesano da Juventude, que este ano foi realizado a nivel vicarial.
Pelas 09h00 começaram a chegar à Paróquia de Sanfins os vários jovens dos grupos que fazem parte da Vigararia de Santa Maria da Feira. Cheios de vontade de festejar a fé que os une, e subordinados ao tema da ESPERANÇA, que escolhemos para este dia, iniciaram-se assim as atividades propostas para este dia.
Após um acolhimento e uma breve explicação acerca daquilo que estava preparado para este dia, dirigimo-nos todos para a Igreja para lá iniciar colenemente o dia com a oração da manhã, na qual escutamos palavras sábias do Diácono Álvaro (Acessor da Vigararia).
Terminada a oração demos inicio à "Caminhada rumo à esperança", cheia de momentos de diversão, reflexão, partilha e união.
À medida que cada grupo avançava na sua caminhada ía recebendo uma pequena peça que no final serviria para construir uma pegada.
Por volta das 13h00 e já com a "barriga a dar horas" foi tempo de "degustar" uns belos petiscos que cada um trouxe para o almoço partilhado.
Pela tarde decorreu o Sarau Cultural, no qual cada grupo teve oportunidade de apresentar a reflexão da sua caminhada de uma forma bastante alegre e criativa.
E assim, entre gargalhadas, aplausos, danças e muita musica, chegamos à hora da Eucaristia de encerramento deste dia. Não podiamos terminar este dia sem agradecer a Deus e escutar a sua palavra.
A eucaristia contou com a Presença do Padre Zé Carlos (Vigário), Pe. Emanuel (Acessor da Vigararia para a Pastoral da Juventude), Pe. Marco (Pároco de Sanguedo) e do Diácono Álvaro (acessor da vigararia para a Pastoral da Juventude).
Na sua homilia o Pe. Zé carlos deixou-nos dois grandes desafios:
Como primeiro desafio, incentivou-nos a seguir o exemplo de 3 jovens beatos: Marcel Callo, militante do Escutismo e da Ação Católica, morto num campo de concentração nazi porque aí mesmo prosseguia o seu apostolado com os outros prisioneiros; Chiara Luce Badano a quem nem a doença tirou a alegria e a fé irradiantes; Pier Giorgio Frassati, “o jovem das oito bem-venturanças” (João Paulo II), um jovem cristão puro, alegre, dedicado à oração, aberto a tudo o que é livre e belo, atento aos problemas sociais. Estes 3 exemplos servem para nos mostrar que hoje, em pleno século XXI, é possivel ser-se santo e "usar calças de ganga, telemóvel e Mp3".
O Segundo Desafio refere-se à união e convergência de esforços para a participação nas Próximas Jornadas Mundiais da Juventude que se realizarão no Brasil. Um grande momento de manifestação da fé pelo Cristo que se torna mais jovem com a nossa entusiasmante alegria.
Terminamos este dia cansados, mas com um sorriso nos lábios... e já com muita saudade!
Sem comentários:
Enviar um comentário