segunda-feira, 12 de abril de 2010

Diário do Retiro: E se Deus viesse hoje...?

No dia 10 de Abril (sábado) os 5 fantásticos do 10º ano partiram em retiro com destino a Braga, acompanhados pelos 2 super catequistas, com pequenos percalços por parte do catequista júnior.
Depois de muitas horas a caminhar, com a aflição de rapto das nossas bagagens, chegamos finalmente ao carro do crime, que estava exactamente estacionado em frente ao "Palácio Channel" (Pousada da Juventude) sem saber onde era o sítio onde íamos abancar.
Feito isto, partimos ao encontro do
Bom Jesus (mas juramos que para lá nunca mais iriamos a pé). Mas os 5 fantásticos e os seus catequistas atingiram a meta em tempo recorde. Mal chegamos tiramos a barriga de misérias e depois da barriga estar cheia e a bexiga vazia chegou a altura de fazer algumas dinâmicas e reflectir em torno do tema do nosso tema do Retiro: E se Deus viesse hoje...?.
Como suporte para esta reflexão tivemos a letra da música "Que Deus" (Boss AC) e um texto Bíblico.

Depois, a partir deste momento as pombas largaram-se e os "super" mudaram-se, pois depois de todo o percurso obrigaram-nos a subir 365 escadas em Via Sacra (Via Sacra feita para 10 anos).

Acabado todo este tormento tomamos o nosso merecido banho (para alguns anual), seguido de um chiquérrimo banquete dentro de um chafariz cheio de terra. No final seguimos o chamamento de um magnífico gelado.

Aos berros, aos pulos e aos trambolhões partimos ao encontro dos maravilhosos foguetes, mas na realidade, seguindo a rua dos rabinas, encontramos os "Maria Albertina"!

Após o "furamento" dos timpanos e a poluição visual fizemos mais 4 km de regresso ao palácio esganados de fome.

Quando lá chegamos encontramos um vagabundo em "parafuso", vestindo umas celouras verde vomitado com umas especiais meias pretas com duas riscas vermelhas, esticadas até ao seu joelho, por cima das suas celouras a fazer contraste com uma bela camisa branca aos quadrados multi-colores, buscando as chaves do seu quarto. Inocentemente uma das 5 fantásticas foi à recepção colocar a chave que o super catequista junior tinha em sua posse e que por sinal era a chave que o vagabundo procurava.

Para finalizar o dia os 5 fantásticos e os super catequistas montaram o casino bolachada na sala de convívio, onde nos rimos à "fartazana".


No dia seguinte, depois de recarregadas baterias, a aventura começou no refeitório com a primeira ração do dia. Depois despedimo-nos dos "milhares" de empregados do Palácio Channel e rumamos ao Jardim de Santa Bárbara, onde tivemos um novo momento de reflexão deste retiro.

A próxima paragem foi na Sé de Braga onde assistimos à Eucaristia. De seguida fomos lamber os beiços com satisfação. Alguns fantásticos comeram por um ano e com reserva (ração de combate dupla). Para adoçar a boca comemos um belo e delicioso gelado de "comer e lamber por mais".

A seguir tocou a campainha para o "recreio" e fomos gastar mais energias. Com o calor abrasador o super catequista júnior teve a infeliz ideia de começar a refrescar os 5 fantásticos, mas lixou-se. Como já não tomava banho à alguns dias levou com uma garrafa de água em cima, lavando-se todo. Com o seu pensamento fértil, o super catequista júnior achava que teríamos de empurrar o seu carro, mas para nossa felicidade nem com uma unha o empurramos.

Em forma de despedida, 3 dos 5 fantásticos e a super catequista sénior, foram dar mais uma caminhada até à estação, enquanto os restante preferiram ensinar os caminhos ao catequista júnior no seu belo carro.


Rimos, dançamos, cantamos, "mancamos", pulamos, caminhamos (muitoooooooooo) e até choramos de emoção...

Foi um retiro espectacular já a pensar no próximo ;)


E se Deus viesse hoje...?

Estamos aqui, à nossa maneira, para o receber. E tu?


Autores: Adriana, Ana Catarina, Ana Rita, Filipe e Sara

Sem comentários:

Enviar um comentário